Quando se fala em transtorno de ansiedade, encontramos alguns efeitos causadores, mas eles nem sempre são definitivos. Além de ser comum, encontrar casos em que a combinação deles ocasionou a doença.
As principais causas de ansiedade, segundo DSM-V, são: genética, traumas de infância, evento traumático, situações estressantes, uso de substâncias, distúrbios hormonais e complicações de doenças.
Genética
O fator genético é uma das causas mais lembradas.. O problema pode ser herdado dos pais ou demais parentes a partir do próprio DNA.
Por isso a importância em investigar, o histórico de saúde familiar.
Que fique claro, que esse fator não define se a pessoa vai desenvolver um transtorno de ansiedade, mas sim tem uma maior suscetibilidade ao desenvolvimento da mesma..
Costumo dizer que aos meus clientes, que: podemos herdar vários tipos de doenças, mas o ambiente que estamos inseridos, tudo que nele vivenciamos e nossas escolhas, é que vai ser determinante em desenvolver algumas doenças..
Traumas na infância
Na infância, não entendemos o que são nossas emoções e muito menos a lidar com elas..
O ambiente em que foi criado e por quem, vai dizer muito em como aprendeu a lidar com suas emoções..
Eventos traumáticos na infância, por exemplo, pode ser desde um caso de abuso até a perda de um ente querido.
Desta forma, é de extrema importância investigar eventos na infância. Já que, um quadro de ansiedade pode se manifestar e permanecer até a fase adulta se não for tratado.
Evento traumático
Viver uma situação traumática específica, pode ser o gatilho para o desenvolvimento de um transtorno de ansiedade. Como um acidente, um assalto ou qualquer situação angustiante.
Situações estressantes
Voltamos ao ambiente que a pessoa está inserida e suas escolhas.. Aqui podemos colocar desde situações de estresse recorrentes no dia a dia, como trabalhar em um ambiente altamente estressante, estar em um relacionamento tóxico e até viver em um círculo familiar que gere muita angústia para pessoa.
Uso de substâncias
Como na ansiedade existe uma dificuldade em se manter o controle das emoções, muitas pessoas que não a tratam adequadamente, em um certo momento podem se ver envolvidos em alguns vícios..
O uso de certas substâncias, como: drogas ilícitas, cigarro, álcool e certos medicamentos. Pode não só manifestar, como piorar um quadro de ansiedade..
Essas substâncias agem no sistema nervoso, o que altera a forma como ele funciona em diferentes situações.
Distúrbios hormonais
Pode acontecer com mulheres que estejam no período menstrual, quando as oscilações hormonais são mais comuns.
Quem faz uso de esteroides e anabolizantes, tem muita variação hormonal..
Complicações de doenças
Diversos tipos de doenças podem ocasionar complicações que geram um quadro de transtorno de ansiedade. Problemas cardiovasculares, hipotireoidismo, são algumas.
A bariátrica, por exemplo, é um procedimento que precisa ser muito pensado e analisado pelo paciente.. Este procedimento pode acentuar e/ou desenvolver um transtorno de ansiedade.. Por fatores emocionais e orgânicos..
DSM-V : Quinto Manual Diagnóstico e Estatístico de transtornos Mentais.